quarta-feira, 7 de maio de 2025

Economia: Conceitos Elementares II

 

1. Conceito de Mercado

Um mercado é qualquer estrutura onde compradores e vendedores interagem para trocar bens ou serviços. Pode ser físico (como uma feira) ou virtual (como uma plataforma online).

📘 Bibliografia:

  • MANKIW, N. G. – Princípios de Economia, cap. 4.

  • KRUGMAN & WELLS – Introdução à Economia, cap. 5.


2. A Procura de Bens e Serviços

A procura representa o comportamento do consumidor. Mostra as quantidades de um bem que os consumidores estão dispostos a comprar a diferentes preços, mantendo-se os outros fatores constantes (ceteris paribus).

📘 Bibliografia:

  • MANKIW – cap. 4 e 5.


3. A Oferta de Bens e Serviços

A oferta representa o comportamento do produtor. Indica as quantidades de um bem ou serviço que as empresas estão dispostas a vender a diferentes preços, em determinado período.

📘 Bibliografia:

  • MANKIW – cap. 4 e 5.

  • SAMUELSON & NORDHAUS – Economia, cap. 6.


4. Equilíbrio de Mercado

O equilíbrio ocorre quando a quantidade oferecida é igual à quantidade demandada. Nesse ponto, o preço é estável, e não há excesso de oferta nem de procura.

📘 Bibliografia:

  • MANKIW – cap. 4 e 6.

  • KRUGMAN – cap. 6.


5. Elasticidades: Análise da Sensibilidade da Procura e da Oferta

A elasticidade-preço da procura mede quanto a quantidade demandada varia em resposta a alterações no preço. Também há elasticidade da oferta, da renda e de outros fatores.

📘 Bibliografia:

  • MANKIW – cap. 5.

  • VASCONCELLOS – cap. 5.


6. Restrições ao Funcionamento dos Mercados

São fatores como impostos, subsídios, tetos de preços, pisos salariais, monopólios, etc., que impedem que o mercado funcione de forma totalmente livre e eficiente.

📘 Bibliografia:

  • MANKIW – cap. 6 e 8.

  • SAMUELSON & NORDHAUS – cap. 14.


7. Mercados e Eficiência

Um mercado é eficiente quando maximiza o bem-estar total da sociedade, ou seja, a soma dos excedentes do consumidor e do produtor. Falhas de mercado ocorrem quando isso não acontece.

📘 Bibliografia:

  • MANKIW – cap. 7.

  • KRUGMAN – cap. 8.


8. A Procura de um Produto e o Comportamento dos Consumidores

Trata da teoria do consumidor: como os consumidores decidem o que comprar com base em preferências, restrições orçamentárias e utilidade (satisfação).

📘 Bibliografia:

  • MANKIW – cap. 21.

  • HAL VARIAN – Microeconomia: Princípios Básicos, cap. 3-5.


9. A Oferta de um Produto e o Comportamento das Empresas

Refere-se à teoria da firma: como as empresas decidem quanto produzir, a que custo, e como maximizar lucros com base nos custos de produção e estrutura de mercado.

📘 Bibliografia:

  • MANKIW – cap. 13 e 14.

  • VARIAN – cap. 7-9.

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