4. A Fisiocracia
4.1. Contexto Histórico
Nos finais do século XVII, a situação económica
francesa não era muito favorável. A França vivia num regime monárquico e quem
reinava era Luís XIV, sendo este o melhor exemplo do absolutismo.
A sociedade encontrava-se dividida em três Classes
Sociais: Clero, Nobreza e Terceiro Estado. O Clero recebia as dízimas da
população e não pagava impostos ao Estado. Era constituído por bispos, padres e
abades (alto e baixo Clero). A Nobreza tinha privilégios fiscais, era
constituída pela nobreza cortesã (rei) e a tagada (origem burguesa). O Terceiro
Estado (povo), a maioria não tinha privilégios. Dividia-se em burgueses,
artesãos e camponeses.
No caso da burguesia, esta encontrava-se dividida em
alta e baixa burguesia. A alta burguesia era constituída por industriais e
comerciantes, a baixa burguesia compunha-se em advogados, médicos,…
Os artesãos estavam agrupados conforme a sua
especialização.
Os camponeses viviam oprimidos por impostos reais,
obrigações feudais e trabalho gratuito.
A França tinha prosperado pouco com as providências
estimuladoras da indústria introduzidas por Jean Baptiste Colbert
porque, contrariamente à economia inglesa, a economia francesa era basicamente
agrária. Por ser um país agrícola, logo existia uma certa reação contra os
mercantilistas.
Esta época encontrava-se marcada por uma grava crise
económica que se devia, em grande parte, às guerras coloniais e dispêndios
extravagantes da Corte, o que exigia grandes impostos para o seu sustento. As
dificuldades de avaliação da renda pessoal e a inserção do clero e da nobreza
na tributação fizeram com que a carga fiscal caísse sobre o povo. Tal situação
afetou de forma muito forte as classes rurais, que ficavam cada vez mais
pobres, começando a exigir uma reforma, culminando na Revolução Francesa
(1789).
Mas, antes desta explosão, os fisiocratas apresentaram
um apelo eloquente para que a revolução viesse de cima.
Surge uma emergência de ideias liberais: a crença no
“Laissez-faire” (mais liberdade e independência à burguesia) e no
“Laissez-passer” (permitir uma circulação mais eficiente das mercadorias). É
neste contexto que surge a palavra fisiocracia, oriunda da palavra francesa fisiocrata.
Indica a ideia fundamental de regra da natureza e liberdade de ação, em
oposição às complexas regulamentações governamentais que regiam o
mercantilismo.
A Escola
Fisiocrata apareceu no século XVIII, surgindo como uma reação
iluminista ao mercantilismo e foi considerada a primeira escola de economia
científica.
Os fisiocratas eram defensores da monarquia e da
nobreza. O governo da natureza não significava viver sem leis, mas sim a
ausência de uma legislação desnecessária.
Os fisiocratas tinham como principal fundamento o
direito de propriedade. Defendiam um liberalismo extremo: “a procura por cada
um do seu interesse próprio conduz ao interesse geral”. Esta expressão
exemplifica o liberalismo e será retomada por Adam Smith, quando este se
referir à “mão invisível”.
- Supressão dos servilismos senhoriais
- Liberdade para o comércio e para a indústria
- Ausência de seguro de desemprego
- Supressão da taxa de juro (barreiras alfandegárias)
- Instituição de um imposto único
4.2. Principais ideias dos fisiocratas
- A agricultura é a fonte original de toda a riqueza, porque somente ela permitia longa margem de lucro;
- A Terra é a principal fonte de riqueza de um país;
- Abolição dos direitos aduaneiros (impostos alfandegários que restringiam a produção de cereais),
- Defesa do aumento da produtividade pela união das pequenas propriedades;
- Defesa do livre comércio para manter bons preços agrícolas, com consequências positivas no lucro líquido;
- Ênfase na reforma tributária, isto é, nacionalizar o sistema fiscal reduzindo todos os impostos a um único, lançado sobre o rendimento da terra, ou seja, eram os proprietários os únicos a pagar imposto. Não poderiam ser os agricultores, pois isso iria levar a uma redução do produto líquido. Se fossem os artesãos a pagar, isso faria com que as suas compras se reduzissem.
Os fisiocratas
identificaram três classes sociais: os proprietários rurais; os
agricultores/rendeiros (alugam as terras aos proprietários rurais), os artesãos
(profissões artesanais).
As relações
económicas entre as diferentes classes e setores de atividade e o “fluxo de
pagamentos” entre elas foram explicadas pelo autor principal desta escola, François
Quesnay.
François Quesnay foi
médico da Corte de Luis XIV e a sua
Teoria apareceu no seu livro “Tableau Economique” (1758)
4.3. Significado económico do Tableau Economique
O Tableau economique é a primeira tentativa para demonstrar a natureza e
consecução de equilibrio, de um ponto de vista macroeconómico.
Tem as seguintes caracteristicas:
- Economia fechada e em estado estacionário, isto é, não há comércio exterior;
- As poupanças são iguais às necessidades de reposição de capital;
- Há propriedade privada em terras; os propreitários recebem o aluguer;
- A análise limita-se ao setor agrícola;
- O produto líquido é explicitamente o volume de produção do setor agrícola;
- As trocas são entre classes (comércio) e não entre individuos;
- “Tudo o que é comprado é vendido e tudo o que é vendido é comprado”;
- Relação imediata entre produção e obtenção de rendimento.
4.3.1 Objetivo do Tableau Economique
- Mostrar a circulação do Produto Líquido (excedente*) na economia (entre as três classes);
- Ilustrar a produção e circulação de bens e fluxos monetários através da economia em estado de equílibrio (e como se produz para os períodos seguintes.
*Só
os agricultores eram capazes de produzir este produto líquido (excedente)
Em que:
A – Os artesãos o que ganham é gasto
em bens produzidos pelos agricultores;
B – Os agricultores pagam rendas aos
proprietários;
C – Os proprietários gastam em bens
artesanais;
D – Os proprietários gastam em bens
produzidos pelos agricultores;
E – Os agricultores compram bens
artesanais aos artesãos.
A produtividade da terra = 100%, ou seja, o que ganham a produzir é a totalidade
daquilo que gastaram para produzir (os agricultores produzem o Produto Líquido
sozinhos).
Os fisiocratas preocuparam-se também
com a taxa de poupança e, diferentemente da maioria dos pensadores que os iriam
seguir, não consideravam a poupança na economia com desejável, não importando a
sua fonte ou o uso que dela se fazia.
Interessavam-se pelo entesouramento e
o impacto que este teria sobre o produto líquido.
No Tableau Economique existem
trocas em valores monetários, embora a circulação dos valores de uso seja
relevante.
Neste quadro económico está ausente o
chamado valor de troca/valores subjetivos e o preço.
O preço estava implícito no custo de
produção, ou seja, no somatório dos custos de subsistência.
4.4. Contribuição do Pensamento Fisiocrático (conclusão)
- · O processo económico consiste num fluxo de bens e correspondente fluxo monetário (moeda);
- · Primeiros contributos para o desenvolvimento de técnicas de quantificação económica (produto líquido);
- · Tentativa de demonstração da natureza e aparecimento de um excedente agrícola (produto líquido → Valor total tirado dos custos de subsistência);
- · Preocupação em desenvolver um modelo sistemático de uma economia auto-sustentada e com mecanismo de reprodução (excedentes) → politica de Laissez-Faire que influenciou Adam Smith;
- · Descoberta de uma função de produção agrícola com rendimentos marginais decrescentes;
- · Conceito de trabalho produtivo (agricultores) e não produtivo (proprietários e artesãos) associado ao conceito de riqueza. Esta riqueza é o produto líquido, quando se aplica a trabalho à terra;
- Interdependência entre os vários processos produtivos (equilíbrio macroeconómico);
- Representação das trocas económicas como fluxo circular de moeda e bens entre os vários setores da economia;
- Análise da alteraçãodos impostos e sua incidência;
- Papel do Estado na economia.
- Comércio e indústria estéreis;
- Senhores da terra a pagarem impostos;
- Não aceitação do conceito de riqueza.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
·
Blaug, Mark, págs. 60-65
·
Ekelund, R. B.
and Hérbert, R. F., Capítulo 4
·
Mouchot, C.,
págs. 231-234
·
Rima, I. H.
Capítulo 4
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